HÁ REALIDADES QUE NÃO SE MASCARAM
- Methamorphys
- 26 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
O futuro daqueles que não tem futuro.
Inauguração de Exposição fotográfica no IPVC.

No principio do ano de 2018, A Methamorphys lançou um desafio a onze fotógrafos amadores de reconhecida qualidade do nosso Distrito.
Esta exposição fotográfica, é o resultado de duas visões distintas sobre a condição de sem-abrigo.

Um dos registos é o resultado da visão do artista convidado, outro a visão da pessoa que foi sem abrigo. Uma equipa duas visões.
Até ao momento da inauguração desta exposição, o “Casulo Abrigo” da Methamorphys acolheu e tirou das ruas do nosso Distrito, 122 pessoas.

O nosso trabalho não se esgota no acolhimento, na alimentação e na saúde.
O nosso trabalho foca-se na pessoa que acolhemos e na necessidade que tem para a sua reabilitação, para além do básico da sobrevivência.
O nosso trabalho foca-se também na necessidade de reabilitar capacidades de trabalho, de socialização e de autonomia, de promover a inserção social e profissional recuperando hábitos de trabalho, garantindo assim um novo projecto de vida sustentado.

Esta exposição é o resultado de um trabalho realizado dentro da nossa estratégia para a reinserção.
Para além de tomarem contacto com a arte fotográfica, foi nossa intenção que neste trabalho em parceria pudesse resultar a visão de alguém que nunca foi sem-abrigo e a visão de quem já viveu a condição na primeira pessoa.
Nasce esta exposição que esteve patente em Viana do Castelo na sede da associação, no Município de Caminha e em Cerveira.
Quis esta actividade alertar a população para esta realidade quase cega aos nossos olhos, bem como os problemas da saúde mental de de mão dada caminham tantas vezes pelas ruas das nossas localidades.
É urgente tomar medidas, é urgente actuar no sentido de minimizar e criar respostas à problemática.

Na parceria com o IPVC, ficou a promessa de repetir a exposição nos meses de verão para que a mensagem possa chegar a mais pessoas.
Contamos com a tua presença.
Terminamos assim este ciclo de exposições com a certeza que existe futuro, mesmo para aqueles que o julgavam ter perdido.
A CARIDADE ALIMENTA QUEM A PRATICA;
UMA OPORTUNIDADE ALIMENTA QUEM NECESSITA.
Comments