top of page
Buscar

H(à) conversa

  • Foto do escritor: Methamorphys
    Methamorphys
  • 3 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Saúde Mental, uma resposta por dar...



No Passado dia 31 de maio de 2019, a Methamorphys – associação Portuguesa para o desenvolvimento humano, reúne em Ponte de Lima, no Auditório Rio Lima, um conjunto de responsáveis das mais variadas áreas do Distrito e Nacionais que concordaram e acederam em debater o estado da Saúde Mental no País e no nosso Distrito.



Estiveram presentes neste dia, perante uma assembleia atenta e disponível, composta essencialmente por profissionais da área da saúde e das IPSS’s do nosso Distrito o Dr. António Leuschner, que abriu o debate com uma intervenção de aproximadamente trinta minutos e que o auditório refletir sobre “A saúde mental, mas afinal do que estamos a falar?”.


Com a moderação da Dr.ª. Paula Pina e da Dr.ª. Ana Machado o debate aconteceu sempre com perguntas que maior relevância pudesse ter na área de domínio de cada convidado e que dessa matéria fizesse a ligação para numa primeira ronda perceber e catalogar, quais seriam os maiores problemas que a Saúde Mental enfrenta.



“A visão da Ordem dos Médicos, como um garante da promoção da Saúde mental, desafios, recursos, perspectivas”. Dr. Miguel Guimarães (Bastonário da ordem dos médicos);






“Como julgar a Saúde Mental”. Dr. José Júlio da Cunha A. Pinto (Juiz Presidente da Comarca de Viana do Castelo, Juiz Desembargador);







“As Unidades de Saúde como resposta residencial”. Dr. António Franklim Ribeiro Ramos (Presidente do Concelho de Administração da ULSAM Viana do Castelo);






“A participação do Poder Local nas parcerias para a construção de soluções para a Saúde Mental”. Eng. José Maria Costa (Presidente da CIM Alto Minho);






“Saúde Mental o que está por fazer”. Dr.ª Cristina Oliveira (Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo;





“As IPSS e as condições a dar para que possam trabalhar”. Dr.ª Filomena Araújo (Presidente da UDIPSS Viana do Castelo).


Foi sem duvida uma conversa necessária, os problemas foram com toda a frontalidade explanados, as soluções esplanadas e clarificadas como caminho e mais que isso os desafios lançados, mesmo aqueles que não sendo base do que está por fazer, são caminho para aligeirar e resolver parte dos problemas inerentes, tornando todo o processo de trabalho dos vários intervenientes mais fáceis.

Deste debate irá surgir uma “Carta de Recomendações” que será enviada ao Ministério da Saúde e de outras instâncias


que tenham uma ligação directa à Saúde Mental. O mesmo conteúdo será enviado ao Ex.mo Senhor Presidente da Republica, para que possa ter conhecimento das nossas preocupações e vontade de contribuir e trazer respostas ao Distrito.


Ficou ainda a promessa da presença da Methamorphys e restante organização para estar presente numa próxima reunião da CIM Alto Minho, para colocar e discutir as nossas preocupações e anseios, bem como trabalhar, construir respostas e parcerias na área da Saúde Mental no Alto Minho.



Ainda nesta manha foi anunciado ao publico e aos cuidadores de pessoas com doença mental presentes, que a Methamorphys é a associação que os recebe e os acolhe no Distrito.


O Presidente da Instituição, no encerramento do Debate para além dos agradecimentos, lançou o desafio aos cuidadores presentes que se juntem Methamorphys para trabalhar no sentido de minimizar ou resolver as dificuldades que os cuidadores sentem e gostavam de ver resolvidas.

Acabou dizendo aos cuidadores presentes.


"A Methamorphys é a vossa associação, sejam muito bem vindos"


Ficou provado que muito mais ficou por discutir, apesar das quase cinco horas sem intervalo.


Ficou a promessa de mais acções do género.

 
 
 

Comments


Especialista Social

 POR METHAMORPHYS -  ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

simbolo redondo112.jpg

UM BLOG POR Methamorphys 

Informação Associativa

subscreva a NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page